Da calçada | Pavement

Tenho lido em vários jornais on-line, muitas vezes nas notícias que aparecem no fundo da página e que ja quase ninguém le que vao remover a calcada em várias zonas de Lisboa.

Eu sempre lhe ouvi chamar calcada portuguesa, mas nos jornais insistem que é calcada de Lisboa (alguém me explique sff, visto esta existir pelo país todo). Adiante.

 

Ah e tal que a calcada é má para os saltos altos, e que a malta escorrega, e que é só buracos e que nao é nada amiga de pessoas com mobilidade reduzida. Vamos por pontos:

 

. Isso dos saltos é com quem os usa. Eles também fazem mal ‘as costas e ninguém se queixa.

. Que a malta escorrega é verdade. Nas minhas experiencias com muletas especialmente pude comprovar isto. Mas isso nao tem a ver com o facto de ser calcada mas sim com o acabamento dado ‘as pedras. Que tal dar-lhes um acabamento mais rugoso?

. Que é só buracos é porque a calcada nao é mantida como devia. Abre-se um bocado de passeio para reparar um cano e as pedras ficam ali ao lado, abre-se outro para a TV cabo e mais umas pedras soltas e assim se vai esventrando o passeio.

. Que nao é amiga de pessoas com mobilidade reduzida nao posso comentar muito, visto só ter andado uma semana de cadeira de rodas, mas as razoes acima citadas explicam a “desamizade” da calcada. Nao é a calcada em sí mas o que lhe fazem ou nao.

 

Quando era miúda muitas vezes disse mal da calcada por nao poder andar de patins nela. As rodas abrandavam nas juntas e chegavam memso a ficar presas. Mas sempre gostei dos desenhos. As estrelas do mar, os peixes, as ancoras e afins que se vao encontrando ao longo do caminho.

As razoes apresentadas nas notícias para retirar a calcada sao más.   Um passeio de qualquer outro material vai ser tao mau (ou pior, pois certamente será mais feio) pois o que está em causa nao é o pavimento mas sim a manutencao deste.

Dizem as notícias que nao há calceteiros. Sugiro que se faca o que era feito no tempo do outro senhor, e ponham servico comunitário como alternativa a penas por crimes menores.   Tinha um colega que me disse “Ontem conheci um homem que conhecia o meu avo. Quando lhe perguntei de onde ele disse que quando esteve preso calcetou o passeio em frente ‘a farmácia do meu avo e conversavam nas pausas”

 

Tenho pena que a partir do Verao aquela que é uma das imagens que distingue o meu país passe a ser famosa por causa do mundial de futebol do outro lado do Atlantico. Tenho pena que a calcada portuguesa passe a ser conhecida pelo “brazilian pavement” (o calcadao do Rio a trazer as ondas do mar até ‘a estrada), mas pode ser que por causa disso, porque “os estrangeiros” lhe vao achar piada se comece a tratar da calcada com cuidado em vez de a arrancar.

I have been reading on various Portuguese papers that they are removing the paving stones on the sidewalks. If you have never been to Portugal you won’t understand, but I suggest you peek into Mr. Google image bank on this matter and maybe you’ll understand. You see, the Portuguese pavement is not only stones, it actually tells you stories with its various patterns and imagery.

 

They say it is damages stilettos, it is slippery and not disabled friendly. Aside the stilettos, which damage your back anyways I think is not the pavement’s unfriendliness but the fact that it is not maintained properly.

 

Between maintenance to underground conduits and bad workmanship we end up with loose stones and irregular walkways. I believe even if they change it the problem will remain and the streets will look uglier.

 

I hope that because of the world cup the Portuguese pavement becomes something famous, although probably known as “Brazilian pavement” (so sad) as it features in one of the most famous images of Rio, the sidewalk along the waterfront.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: