Paris, what a city!

E tal como estava a dizer, fomos ate Paris. A ultima vez que la tinha estado foi no regresso de uma viagem a Polonia. Dia 30 de Agosto de 1998 se nao estou em erro, um ano depois da morte da Princesa Diana. Nessa altura paramos aproximadamente 16 horas em Paris para fazer o que quisessemos e, claro, corremos aquillo tudo de uma ponta a outra sem tempo para olhar para nada.
Desta vez houve mais tempo mas fica sempre alguma coisa por ver.

Fomos de comboio, no Eurostar numa sexta-feira a noite e chegamos ao hotel era quase uma da manha. Como estavamos numa zona bastante noctivaga – Montmartre – ainda conseguimos jantar. Consegui verificar que a qualidade do meu frances ainda esta bastante boa mas descobri que os franceses ate falam ingles se uma pessoa se esforcar por falar a lingua deles.

No dia seguinte fizemos o passeio turistico. Comecamos pelo Sacre Coeur que era logo acima do hotel e onde nos deparamos com uma enchente de turistas… e verdade que nos tambem o eramos mas nunca pensei ver tanta gente em Paris no Inverno!
Dai apanhamos um autocarro para o Arc du Triomphe “para ver mais cidade” disse eu… ja estavamos bem sentadinhos no autocarro quando o motorista para numa paragem (nada de errado ate agora) e deixa as portas abertas e o autocarro nao se mexe mais. Passado um ou dois minutos sem percebermos o que se passava o motorista, que entretanto tinha saido, volta e diz que o autocarro estava avariado e tinhamos de esperar pelo seguinte. Quando saimos ele acendeu um cigarro e comecou a explicar, a dirigir-se para o fundo do veiculo, que estava a sair muito fumo da traseira e um condutor que vinha atras avisou-o. Olhamos para la e estava uma poca de liquido a aumentar gradualmente e escrito no autocarro que este era movido a gas natural… e o homem todo contente a fumar!!!

Depois deste incidente decidimos que se calhar os autocarros estavam fora de questao e passamos a usar o metro. La chegamos ao Arc du Triomphe onde parecia que estava a chegar uma tempestade tal era o vendaval mas se veio ficou por ali e nao nos acompanhou no resto do passeio.
Seguimos para o lado oposto da cidade rumo ao Institut du Monde Arabe, um edificio fantastico com uma vista muito interessante sobre Paris.
Dai fomos caminhando ao lado do rio ate Notre Dame onde novamente foi impossivel tirar fotos sem os turistas.
Seguimos para o Centre Pompidou e depois para o Louvre. Infelizmente nao houve tempo para ver nenhuma exposicao e o sol ja se estava a por quando la chegamos.
Guardamos o melhor para o fim do dia e subimos a Torre Eiffel. A ideia era apanhar o por-do-sol mas isso foi impossivel porque estava uma imensidao de gente para subir e tambem nao havia sol pois as nuvens estiveram todo o dia a dar uma tonalidade cinzenta ao ceu. A vista de la de cima a noite e fixe mas aconselho o uso de roupa de alta montanha pois o vento gelado nao ajudou muito as horas de espera pelos elevadores. E o tipo que estava a minha frente, numa de “gentleman”, deu o casaco a namorada e ficou em t-shirt!
Quando descemos fomos jantar ao Deux Moulins, o café onde a Amelie – sim, a do filme – trabalhava. Foi um bocado por coincidencia que la fomos parar visto ser na rua ao lado do hotel e, depois de um passeio deste tamanho so queriamos comer e dormir. O café e mais pequeno do que parece no filme e ha um poster enorme para quem e mais esquecido ou nao viu o filme. Tem tambem pratos um bocado estranhos, tipo carne com bolo e licor – que por acaso nao era ma, mas um bocado enjoativa -, figado, mioleira e outras iguarias semelhantes. Nao tinha muitos (ou se calhar nenhuns) franceses mas e um sitio quase de paragem obrigatoria.

No domingo, e ja sem muito tempo de sobra, fomos ao cemiterio Pere Lachaise que e onde estao enterrados varios famosos. O cemiterio e enorme e tem mapas tipo "voce esta aqui" para uma pessoa nao se perder. Como seria de esperar a campa do Jim Morrisson estava cheia de gente, alguns com ofertas de cds e tudo… ha coisas que me transcendem um bocado. A campa do Oscar Wilde tambem tinha ofertas mas de outro tipo – marcas de baton por todo o lado como se alguem andasse a testar “Labellos” ali!
Depois do passeio que durou a manha inteira fomos para a Gare du Nord para apanhar o comboio de volta a Londres. Ainda tinha alguma esperanca de me aguentar acordada para ver a entrada no tunel mas como e habitual, adormeci ainda nem tinhamos saido da estacao!

As I was saying, we went to Paris for a weekend. The last time I had been there was on the way back from Poland, for 16 hours. By that time we were running around Paris trying to get the most of it without having time to really see the place.
This time there was some more time but there are still lots of things to be seen…
We took the Eurostar train on a Friday night and reached the hotel there by one o’clock. The hotel was in Montmartre so was still easy to find a place for dinner and test my French skills that I must say, remain quite good. Still, if they realize that you’re trying to speak their language they talk back in English!

The next morning we started our tourist tour on the Sacre Coeur since it was just a couple of blocks away from the hotel. The place was full of tourists and I never imagined that there would be so many tourists in Paris during winter.
From there we took a bus to Arc du Triomphe “so that we can see a bit more of the city” I said… Suddenly the bus stopped and didn’t move any further. The driver walked out, came back in and told us that we must leave as the bus broke. Everyone came out and the driver lighted a cigarette while explaining what happened, moving towards a leak of what seemed to be gas as the bus was moving on natural gas… and he was happily smoking!
After this incident we decided to use just the tube. We reached Arc du Triomphe and it seemed like a storm was starting but if it did it never reached us.
From there we crossed the city to the Institut du Monde Arabe, a beautiful building with a very nice view over Paris and Notre Dame, where we went from there walking along the river.
Notre Dame was again full of people and we moved towards the Centre Pompidou, expecting to meet less people but that never happened. We went to the Louvre but just like in the Pompidou we didn’t have time to see any of the exhibitions as the sun was setting already.

We tried to save the best for the end of the day and try to get the sun set from the Eiffel Tower but it wasn’t possible because of the huge queues of people that had the same idea and also because the sky was so grey that we didn’t really see the sun the whole day. The night view is quite cool but i suggest mountaineering clothes because was really cold and windy up there. Now imagine the guy in front of me on the lift line decided to be a gentleman and give his girlfriend his jacket and remained only in t-shirt!

After that exhausting day we decided to go back to the hotel and try to find a small restaurant on the way to have dinner. We ended up in the “Deux Moulins”, the cafe where Amelie Poulin, from the movie, used to work. The cafe is smaller than what we see in the movie and has a huge poster with the photo of Amelie. The menu is a bit weird and includes dishes like meat with cake and liquor (not bad but a bit too sweet), liver, pig brains and other similar stuff. It’s a nice place but most of the people there were tourists.

On Sunday we went to the Pere Lachaise cemetery, where many famous dead people is buried. The place is huge and has “you are here” type of maps all over so you don’t get lost inside. As expected, Jim Morison’s grave was full of fans, some of them with gifts such as CDs. Oscar Wilde’s grave also had some kind of memories from visitors… it was full of lipstick marks!
After that we went to Gare du Nord to take the train back home. I was hoping to see the entrance in the tunnel under the channel but, as usual, I fell asleep still in the station!