Carnevale di Venezia

Para ver as fotos, é carregar aqui.

É um bocado difícil falar da nossa viagem a Veneza, porque na verdade tivemos duas viagens numa só.

A primeira viagem, de Sexta a Domingo, foi para ir ao Carnaval. Uma festa fantástica nas ruas de Veneza em que toda a gente anda vestida a rigor. Só no nosso hotel estava um grupo de Franceses que há mais de dez anos que vai a Veneza para o Carnaval e se vestem e mascaram a rigor.

Saímos do aeroporto em direccao ‘a cidade de transporte público – que neste caso é um barco – e lá fomos, via Murano até ‘a praca de Sao Marco.

Ao chegar a Sao Marco, uma multidao de mascarados passeava entre turistas e vendedores ambulantes. Andámos por ali um bocado e, enquanto ao início eu tentava tirar fotografias dos mascarados que passavam, rapidamente descobri que ele nao se importavam e até posavam se alguém lhes pedisse uma foto.

Sao Marco é a praca principal de Veneza e onde tudo acontece. A basílica é ali e portanto filas de visitantes e devotos amontoam-se na praca junto com mascarados que vao para o concurso da melhor máscara ou turistas ‘a espera do guia para um passeio. ‘A noite, a praca tem concertos e animacao que terminam ‘as 11 em ponto com as badaladas do relógio.

Andámos pelas ruas e vielas de Veneza até nos apercebermos que o mapa que tinhamos era apenas decorativo (isto para ser simpática) e tentámos voltar ao um ponto de referencia para nos orientarmos. Acabámos na ponte Rialto onde a maior multidao que alguma vez vi tirava fotos e fazia compras.

Nessa noite descobrimos que se nos afastarmos das ruas e pracas principais e andarmos por ruas sem placas a dar direccoes a multidao desaparece e apenas se veem as linhas de roupa a secar por cima das ruas.

Mais tarde, e depois de um jantar de bacalhau, chocos, fígado (este nao foi para mim claro) e tiramisu acompanhados de vinho e grappa voltamos para o hotel via Sao Marco. Sentámos-nos ao pé das gondolas a apreciar os transeuntes mascarados e, do nada, comecamos a ouvir árias das óperas mais famosas. Quem disse que isto só acontece nos filmes?

Na manha seguinte fomos até ‘a Torrefazione Marchi, a única da cidade, e daí seguimos em busca de algumas “arquitectices” que eu queria ver. Como andámos fora do centro da cidade a maior parte do tempo nao nos apercebemos da enchente que a cidade teve por ser fim de semana de Carnaval, e apenas ao voltar ao hotel ao fim do dia percebemos que eram tantas as pessoas que a polícia tinha tornado algumas das ruas (que sao todas pedonais) em ruas de setido único. ‘A noite, e depois de um Aperol Spritz e mais um jantar de pratos locais comecou a nevar, o nível da água subiu e a ondulacao comecou a aumentar, como se uma tempestade se aproximasse.

Na manha seguinte, e apesar do frio, o céu estava azul e o sol brilhava portanto fomos passear no último bairro que queriamos visitar, o Castello, antes de entrar no autobarco de volta ao aeroporto, desta vez via canal grande e assim conseguimos ver quase toda a cidade da água. Por esta altura, eu já falava fluentemente “Italianes” e fiquei com pena de nao poder ficar mais uns dias para ver o corso de carnaval na Terca-feira e comer mais uns chocos.

Depois comecou a nossa segunda viagem a veneza; mais concretamente, ao aeroporto de Veneza e arredores.

Aí pelas 7 da tarde, quando o nosso voo deveria descolar, uma funcionária do aeroporto disse simplesmente no altifalante que o voo tinha sido cancelado, para os passageiros se aproximarem do balcao. A saga continuou em modo passa-palavra que o jacto da Lady Gaga (era a Lady Goga, mas nao interessa muito para o caso) se tinha perdido, ou rebentado e tiveram de fechar a pista. O nosso voo seria algures na tarde seguinte e entretanto iriamos para um hotel. Ao fim de várias filas e muitas horas de espera chegámos ‘as 11 da noite ao hotel onde nos esperava um jantar de carne assada no forno (típico jantar ingles de domingo) e onde conhecemos outros passageiros do voo.

Na manha seguinte, quando descemos para o pequeno almoco, notámos que estava novamente a nevar. Quando mais tarde entrámos para o autocarro para voltar ao aeroporto estava já a nevar “a sério” mas tentámos ignorar.

Ao fim de mais umas filas e horas de espera lá entrámos para o aviao, que estava por esta altura completamente coberto de neve. Já dentro do aviao, descobrimos que a tripulacao estava a ficar sem horas de voo, que estávamos pelo menos a 2 horas de ser descongelados e que, por essa altura e com o nevao que estava muito provavelmente a pista estaria fechada.

Saímos entao do aviao, voltámos ‘as filas e aos diz-que-disse (parece que a malta gosta de dizer a mesma coisa várias vezes em vez de apenas uma pelo altifalante) e ao fim de outras quantas horas fomos postos num hotel. Ao contrário do dia anterior, em vez de um hotel de quatro estrelas com camas gigantes, écrans de plasma e casas de banho ultra modernas tivémos um hotel saído do carnaval dos anos 70, com pinturas em tons de rosa e turquesa a imitar mármore nas colunas e carpete no chao e paredes. Por esta altura, já eramos todos grandes amigos e acabamos a noite na recepcao do hotel em grande galhofa até bem cedo, quando o autocarro nos veio novamente buscar. Apesar do meio metro de neve no chao, nao estava a nevar e ao fim de mais umas quantas filas, horas ‘a espera da tripulacao e dos descongelantes e sei lá que mais lá chegámos a casa, quase dois dias depois do previsto e já sem roupa interior lavada.

Apesar do caos e atrasos adorei a viagem e acabámos por fazer novas amizades com quem daqui a uns dias vamos beber um copo vosto morarem quase todos aqui na nossa área.

For the photos, just click here.

It is a difficult task to write about our Venice trip, as in reality we had two very different ones.

The first one, from Friday to Sunday, was for the Carnevale. An amazingly packed party in the streets and alleys of Venice with loads of people dressed up for the season. I only bought a mask myself but it is amazing how seriously some people take it. In our hotel there were a group of French that have been coming every year for over a decade just for the carnival and, of course, they all had outfits to suit the occasion.

There is so much about Venice I barely know where to start.

We came out of the airport and had to take the “bus” into the city. Funny thing is, the bus is a boat. We hopped on the boat and travelled down the water paths to Venice through Murano. We landed at San Marco and this huge crowd of masqueraded people were going around between tourists and stall merchants. We mixed in the crowd for a bit and while at first I was trying to take photos without people noticing, I soon realised that vanity is the motto, and if you ask to take a photo people stop and pose lavishly. San Marco, the main square, is where most of the action happens. The basilica entrance is here, there are competitions for the best masks, tours with a masked guides and, in the evening there are concerts of all kinds, that finish exactly as the clock marks 11PM.

We walked around the alleys and bridges with the worst possible map in our pockets. After a while we decided to try and find our way back to some reference area and ended up in Rialto, where another crowd was frantically shopping and photographing one of the most iconic bridges in the world. The interesting thing we found that night, and confirmed the following day, is that Venice gets really busy in the main roads and squares, as long as there is a sign board indicating “Rialto” or “S. Marco”. However, if you get away from those areas, suddenly the streets get dead silent and the only movement you see is of the clothes lines waving across the street above your head.

That night, after a very local dinner of baccala mantecatto (buttered cod), sepia nero (cuttlefish in ink and polenta), fegato (liver), tiramisu and some wine and grappa we walked back to the hotel through San Marco, just to experience an out-of-the-movies scene. We sat by the gondolas in the canal while several masqueraded couples and groups walked around looking for the next place to go. Suddenly, from the stage, we started hearing a singer performing the most famous parts of various operas. And you think this only happens in movies right?

The next morning we walked to Torrefazione Marchi, the only coffee roasters left in the city for a coffee and followed on to find some architectural suggestions. During the day, as we were mainly away from the city centre, we actually thought that Venice didn’t get that full during carnival. Only in the evening, when we returned to the hotel to rest we realised that the main square and roads leading to it were so packed that the police were ensuring one way roads. Note that roads, streets and paths in most of Venice are pedestrian only, so imagine the amount of people going around. Later that night, after an Aperol Spritz in a bar and some more local delicacies for dinner, it started snowing and the water level had risen and was more agitated than usual. It looked like a storm was coming.

Surprisingly, and despite the cold, it was a sunny Sunday and we got to visit the Castello neghbourhood before getting back on the bus back to the airport, this time via the canal grande to complete our Venice-from-the-water image. By this time I was already speaking some Italianese (Italian-Portuguese mix) and a bit sad to leave, as we were going to miss the main carnival float on Tuesday and all that seafood.

And then started our second Venice trip. Or, more accurately, our Venice airport trip. It started around 7PM with an announcement as simple as “your flight has been cancelled, please move forward to the desk”. It followed on a bunch of Chinese whispers that lady Gaga’s jet (was actually Lady Goga’s jet, but who cares) lost a wheel and they needed to find it and our flight was going to rescheduled to the next day in the afternoon and we were going to be put in a hotel. It turned out to be a looooong wait without clear information on what was going on until at something like 11PM we reached the hotel, had a Sunday roast type of dinner and some wine and made some new acquaintances with other passengers.

Next morning, we woke up for breakfast with some snow falling outside. We got on the bus to the airport and by then the snowfall was quite heavy. After some more queuing and waiting we reached the plane, which by then was covered in snow, only to find that the crew was running out of flying hours, the de-icing was 2 hours away and by then the runways would most likely be closed. And it was a déja-vu all over again, but now instead of a contemporary 4 star hotel with double king size beds, plasma TVs and power showers we had a hotel with a very carnivalesque décor in pink and blue marble lookalike paint and carpeted walls. By then, the strangers from the previous day were already best friends and we ended up having quite a long night at the hotel reception  until the bus came to pick us up at 6AM, with more than half meter of snow on the floor but without any falling from the sky. After a few hours waiting for the crew and the de-icers and a bunch more stuff I don’t care to mention we finally reached home, almost 2 days later than originally planned and without any clean underwear left in our cabin size weekend luggage.

Despite the chaos and delays, I loved the trip and, on the plus side, we met a nice group of Londoners, most of them living close to us whom we are meeting soon for a drink.

About these ads

One thought on “Carnevale di Venezia

1. Mas que viagem atribulada!!! No entanto deve ter sido muito giro ter estado em Veneza nesta época. Nós estivemos lá em Agosto, infelizmente apenas um dia que não deu para visitar bem a cidade, mas mesmo assim ficamos com uma ideia. Deve ser divertido ver toda essa gente mascarada ( e muito bem) a passear descontraidamente pelas ruas de Veneza.